Bernardo Aguiar com estreia internacional azarada

Jovem triatleta almeirinense, do Sport Lisboa e Benfica, ficou retido numa queda durante o percurso de ciclismo, o que o levou a perder o grupo onde seguia, quedando-se pela 47ª posição.

A Taça da Europa de Quarteira 2017 foi repleta de emoções para os triatletas benfiquistas a representarem a seleção nacional, com João Pereira a vencer a prova de elites masculinas, onde o alpiarcense Miguel Arraiolos foi 9º classificado. Outro ponto alto do fim de semana de competição foi também um excelente regresso às competições internacionais de triatlo da campeoníssima Vanessa Fernandes, 13ª nas elites femininas, e segunda melhor portuguesa, apenas atrás da também benfiquista Melanie Santos, 8ª classificada.

No escalão de júniores, o almeirinense Bernardo Aguiar representava pela primeira vez a seleção nacional, com imenso apoio do seu colega de equipa Vasco Vilaça, este já muito mais experiente em representações internacionais, e inclusive vencedor desta mesma prova em 2016. Com um numeroso pelotão de 75 atletas à partida a competição iria ser de grande nível, tendo Bernardo Aguiar saído um pouco atrasado do segmento de natação, mas lutando ainda por recuperar a desvantagem durante o ciclismo, o que lhe viria a ser negado pela queda de um atleta holandês mesmo à sua frente, fazendo-o perder contacto com o grupo onde seguia, e restando-lhe aguardar pelo grupo mais atrás. Vasco Vilaça alcançava mais uma medalha nesta prova, ao ser 3º atrás do espanhol Alberto Garcia e do também português Duarte Brás. Bernardo Aguiar recuperou ainda muitos lugare durante o atletismo mas já não lhe foi possível mais do que a 47ª posição. O atleta salientava no final da prova: “Gostaria de ter disputado um pouco mais esta competição, mas foi uma experiência extraordinária. Fico muito satisfeito por todas as aprendizagens que daqui
retiro, e saio ainda mais motivado para as competições do resto da época, onde espero lutar por um lugar de novo nas seleções.”