“A Páscoa é a grande festa dos cristãos”, diz Padre Zé Abílio

É o alicerce, o centro e o coração da nossa fé. É o grande Acontecimento que abriu e continua a abrir um novo horizonte, um sentido novo à história de cada pessoa e de toda a humanidade. Páscoa significa a “passagem salvadora de Deus”. Está centrada na Pessoa de Jesus Cristo, na Sua Vida, Paixão, Morte e Ressurreição.

É n’Ele que Deus celebra uma Aliança definitiva, eterna, incondicional e gratuita com os homens de todos os tempos. É o triunfo do projecto de vida de Jesus, da Sua maneira de viver assente no amor, na doação, no serviço, na solidariedade e no perdão. É a vitória da vida sobre a morte, do amor sobre o egoísmo e a indiferença, da fraternidade sobre a injustiça e a exclusão social. É a eternidade como horizonte de esperança e como desafio diário a construir uma nova Humanidade inaugurada por Jesus Ressuscitado. Em Cristo, Deus revela-nos o Mistério da Vida que nos habita. Com Ele é possível uma humanidade reconciliada e fraterna, em comunhão com Deus e uns com os outros.

Ninguém faz festa sozinho. Reunimo-nos em comunidade, na igreja ou na rua, com vários gestos comuns que nos identificam: caminhamos,cantamos, actualizamos os acontecimentos que motivam a festa, rezamos, meditamos no coração e somos tocados-transformados interiormente pela beleza dos sinais e ritos que exprimem a vivência da fé nas diversas celebrações (Procissões, Eucaristia, Adoração, Perdão …).

Que Maria, a Senhora das Dores e Senhora da Esperança, seja a nossa Guia e modelo de Fé para vivermos bem as celebrações propostas para este tempo da Quaresma-Páscoa. Venha celebrar a Vida! Participe!

P. Zé Abílio