Academia Itinerarium XIV adere aos Moinhos Abertos 2017

Pelo quarto ano consecutivo, a Academia Itinerarium XIV da Ribeira de Muge inscreveu o Moinho do Fidalgo (localizado no complexo do Paço Real da Ribeira de Muge – Paço dos Negros – Almeirim) na iniciativa nacional “Dia dos Moinhos Abertos”. A iniciativa é promovida pela Rede Portuguesa de Moinhos, e tem como objetivo ter o máximo de moinhos abertos para visita no país no mesmo fim-de-semana. Este ano a iniciativa tem lugar no fim-de-semana 8 e 9 de abril.

O moinho encontrar-se-à aberto para visita das 15h às 18h. Além disso, este ano estará patente no Moinho do Fidalgo a exposição “Moinhos de Vento do Oeste a Património da Humanidade”. Com esta exposição pretende dar-se a conhecer não só uma realidade diferente da nossa, no que diz respeito à moagem, como também conhecer o processo de candidatura desta tipologia de moinhos a Património da Humanidade.

No domingo, dia 9, a partir das 16h, o Moinho do Fidalgo contará com a presença de alguns elementos do Rancho Folclórico do Granho para atuação com alguns Quadros Etnográficos sobre o quotidiano de uma comunidade rural muito semelhante àquela onde o Moinho do Fidalgo se insere.