Orçamento Participativo das Escolas

Encontra-se a decorrer o programa nacional “Orçamento Participativo das Escolas” (OPE), segundo o qual os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e/ou do ensino secundário são convidados a elaborar propostas para o orçamento da sua escola.

No caso do Agrupamento de Escolas de Fazendas de Almeirim, o valor do orçamento participativo da escola é de 500 euros e foram apresentadas cinco propostas, tendo cada proposta sido subscrita, individualmente, por um estudante proponente, ou em grupo, por um máximo de cinco estudantes proponentes e apoiada por, pelo menos, 5% dos estudantes do 3.º ciclo do ensino básico (10 alunos).

As propostas indicam uma melhoria pretendida na escola, através da aquisição de bens e/ou serviços que os alunos entendem como necessários ou convenientes para a beneficiação do espaço escolar e/ou da forma da sua utilização ou destinados a melhorar os processos de ensino-aprendizagem e do qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.

Neste momento e até 23 de março, encontra-se a decorrer o prazo de divulgação e debate das propostas, estando a votação marcada para o dia 24 de março, Dia do Estudante. Após apuramento das votações, cumpre à Diretora do agrupamento o planeamento da execução, devendo incluir a proposta vencedora na programação de atividades do Agrupamento (Plano Anual de Atividades) e executando-a até final do respetivo ano civil.

Os principais objetivos deste programa são:
• contribuir para as comemorações do Dia do Estudante (24 de março);
• estimular a participação cívica e democrática dos estudantes;
• promover o espírito de cidadania e o diálogo;
• mobilizar coletivamente os alunos em prol do bem comum e o respeito pelas escolhas diferentes;
• valorizar a opinião individual em decisões nas quais são os principais interessados e responsáveis;
• permitir o conhecimento do mecanismo do voto.