A escola vai muito para além das aulas e dos trabalhos de casa

O Agrupamento de Escolas de Almeirim oferece aos alunos um conjunto de atividades de desenvolvimento educativo e complemento curricular organizadas em Clubes e Projetos. Esta estrutura é coordenada pela professora Fátima Condeço. Os diferentes clubes desenvolvem a sua ação em articulação com o Projeto Educativo e as atividades estão integradas no Plano Anual de Atividades. Os alunos podem fazer a sua opção entre os vários Clubes existentes.

 

Clube de Solidariedade

O Clube de solidariedade já conta com 15 anos de existência. Começou na escola Febo Moniz e com a formação do Agrupamento estendeu-se a todos os ciclos de ensino, desde o 5º ano de escolaridade. A dinamizadora do clube é a professora Natércia Teles.
Tem como objetivos despertar os nossos alunos para os valores da solidariedade, da partilha e da fraternidade a todos os níveis, apelando para a generosidade genuína nestas idades.
Tem vários tipos de atividades. Ao princípio centrava-se nos alunos da escola e nas suas famílias, com a recolha de bens, tais como alimentos, produtos de higiene, brinquedos, vestuário e calçado para entregar às famílias dos alunos. Para isso, contámos com a generosidade da comunidade escolar e das superfícies comerciais do concelho.
Para além disso, começámos a sair do espaço escola e a trabalhar ao nível das instituições, tais como lares de idosos, instituições de crianças institucionalizadas, instituições de solidariedade reconhecidas a nível local, nacional e internacional. Para este ano de 2016/17, continuamos o projeto já iniciado no ano anterior, em colaboração com o Lar de S. José, onde nos propomos a visitar os idosos e a preparar atividades onde possamos interagir com eles. Colaboramos também com a Liga contra a fome e convidamos jovens que tenham experiência de voluntariado para organizar palestras para os alunos da escola.
Reunimo-nos na Escola Febo Moniz às quartas-feiras, das 14H30m às 17H. No entanto, o nosso clube funciona sempre que se justifique, ou que a nossa presença faça falta. Somos 18 alunos, embora nem sempre estejamos todos à mesma hora, devido aos compromissos dos alunos do Ensino Secundário.

 

Clube de Programação e Robótica

O clube, como projeto interdisciplinar, pretende envolver os alunos na conceção, desenvolvimento e avaliação de projetos de programação e robótica, permitindo-lhes articular os saberes de diversas áreas disciplinares.
É um clube relativamente recente, pois só teve início no 2º período do presente ano letivo, tendo neste momento seis alunos. Funciona às 4ª feiras, das 14.30 às 16.10, na Biblioteca da EB Febo Moniz, sob a coordenação da professora Paula Mesquita.

 

Clube de Artes Dramáticas e Musicais

O Clube de Artes Dramáticas tem vindo a desenvolver um trabalho contínuo, com projetos diversificados e suscetíveis de motivar alunos de todos os níveis de escolaridade. Os projetos já desenvolvidos e os projetos a desenvolver são um forte contributo para um ensino e uma educação de qualidade, capaz de desenvolver atitudes críticas, conscientes e participativas.
A atividade dramática, contemplando a expressão plástica, musical, da palavra e do movimento em ação, torna-se uma área privilegiada na educação artística. Esta pressupõe uma aprendizagem ativa, baseada nas experiências e vivências individuais que os alunos detêm e que podem propiciar a aquisição e compreensão de novas aprendizagens através da exploração de conteúdos dramáticos. A atividade torna-se assim indissociável da cultura em que o aluno está inserido, proporcionando oportunidades para alargar a sua experiência de vida e enriquecer as suas capacidades de decisão e escolha.
O Clube funciona sob a coordenação da professora Helena Heleno, na EB Febo Moniz, às quartas-feiras, das 14:30h às 16:10h.

 

Clube Rádio

Na escola do século XXI, a formação de cidadãos conscientes e ativos é um objetivo fundamental dos projetos educativos. É notório o contributo dos media na interpretação fundamentada da atualidade. Assim, pretende-se que o Clube da Rádio seja um espaço de conhecimento e de formação visando desenvolver, de forma lúdica, as competências dos alunos.
Se um dos principais objetivos do Clube da Rádio são a dinamização cultural de espaços e momentos da escola, de entrevistas, de um serviço noticioso, da descoberta de talentos, a inter-relação entre os diversos clubes pode resultar numa aliciante experiência pedagógica muito mais ambiciosa.
Ao mesmo tempo que aprendem a fazer um programa, uma notícia ou uma entrevista, os alunos estão também a formar-se como ouvintes, leitores ou espetadores.
A diversidade de caraterísticas e interesses do público escolar, assim como a necessidade de tornar interessantes temas aparentemente aborrecidos procurando fugir à tentação de imitar as rádios nacionais, são um desafio. De facto, o mais importante é incutir um espírito crítico nos alunos e dotá-los de capacidades de desconstrução do discurso dos media.
O Clube funciona sob a coordenação da professora Helena Heleno, na EB Febo Moniz.

 

Clube de Jornalismo

O Clube de Jornalismo pretende possibilitar a concretização objetiva dos saberes escolares, relacionando-os com as vivências e os saberes anteriormente adquiridos pelos alunos. Além disso, constitui um meio de divulgação de atividades e trabalhos realizados pelos discentes. O Jornal Escolar, com o atual nome “O Nosso Jornal”, existe desde 1986. O Clube de Jornalismo pretende dar continuidade a um projeto que tem por objetivo dar visibilidade a todo o Agrupamento de Escolas de Almeirim. Este projeto, como atividade extracurricular, pretende motivar os alunos para um trabalho de pesquisa e reflexão sobre o meio em que se inserem, promovendo o trabalho de equipa, não descurando, porém, o contributo individual e autónomo do aluno. A divulgação do trabalho efetuado no Clube será feita através da atualização sistemática do blogue “ O Nosso Jornal”, disponível na página do Agrupamento de Escolas de Almeirim, e da publicação do jornal em formato impresso, com uma regularidade a definir, de acordo com a disponibilidade dos participantes.
Neste sentido, o Clube de Jornalismo pretende estimular a criação de atitudes e hábitos positivos que favoreçam uma intervenção cívica consciente e responsável e promover a integração de valores – a responsabilidade, o respeito, a honestidade, a amizade, a alegria, a solidariedade e a partilha. A coordenadora do projeto é a professora Maria Isabel Alves. O propósito do trabalho é envolver, diretamente, alunos do terceiro ciclo e do ensino secundário na execução do jornal escolar e na atualização do respetivo blogue informativo. No entanto, pretende-se envolver toda a comunidade escolar, através do envio de matérias diversificadas, selecionadas e organizadas posteriormente pelo grupo de trabalho.

 

Clube de Fotografia

Tem o objetivo de promover o gosto pela fotografia e dotar os inscritos de competências no âmbito da fotografia digital. A proposta deste Clube surge de forma a estabelecer parcerias com outros projetos e departamentos, a fim de dar cobertura aos eventos que acontecem na escola/agrupamento. Funciona na EB Febo Moniz, sob a coordenação da professora Fátima Condeço, às quartas-feiras, das 14:30h às 16:10h.

 

Clube de Inglês

O nosso Clube tem como lema “have fun and learn something…”, (diverte-te e aprende algo…).
Cada sessão pretende que os alunos aprendam algo: pode ser uma canção nova, tradições ou personalidades de países de Língua Inglesa ou a fazer um avatar para utilizar no nosso Blog.
Este ano inscreveram-se sete alunos no Clube, mas apenas cinco o frequentam.
Sabem quem foi William Shakespeare? Os nossos alunos já o sabem.
As novas informações e trabalhos realizados serão colocadas no nosso Blog (CLUBE DE INGLÊS – FEBO MONIZ), que se encontra em construção.
No fundo, tudo o que pretendemos é incentivar nos alunos o gosto pela aprendizagem da Língua Inglesa e ao mesmo tempo criamos AMIZADES.
Por isso não se esqueçam…

 

Clube Europeu

O Clube Europeu é um espaço dinamizador no âmbito da educação europeia, inserido nas atividades de enriquecimento curricular do Agrupamento, a funcionar na EB Febo Moniz, às quartas-feiras das 14:30h às 16:10h.
No Clube realiza-se um conjunto de atividades com o objetivo de proporcionar a aprendizagem de temáticas sobre a Europa e a União Europeia e simultaneamente desenvolver competências sociais, linguísticas e em TIC. Pretende-se desenvolver um espírito europeu de cidadania ativa, pela participação em Projetos Europeus, tais como eTwinning e Erasmus+, pela abordagem a temáticas europeias e pela divulgação dessas práticas.
“Para uma Europa de valores” é o tema do projeto que estamos a desenvolver, no presente ano letivo, sob a proposta da Rede Nacional de Clubes Europeus.
Para saber mais sobre nós visite-nos em:
https://www.facebook.com/clubeeuropeualmeirim

 

Curso Livre de Alemão

“Alemão porque não?”

O Curso Livre de Alemão, intitulado “ Alemão porque não?”, a funcionar na Escola Secundária Marquesa de Alorna, da responsabilidade da professora Teresa Cordeiro, surgiu a pedido de alguns alunos do ensino secundário que mostraram interesse em aprender a língua. O projeto surge então direcionado a Discentes, Docentes, Encarregados de Educação, Auxiliares de Ação Educativa e outros agentes da comunidade que por razões profissionais ou pessoais pretendam aprender alemão.
Todas as aulas / atividades a realizar no âmbito deste curso livre têm como finalidade dinamizar a Escola, promovendo o sucesso de todos os envolvidos, sucesso esse que poderá ser atingido não apenas ao nível da competência linguística, mas também ao nível da relação com outros elementos da comunidade educativa.
Frequentam neste momento o curso 2 alunas do 6ºano e 2 alunos do 8ºano da Escola Básica Febo Moniz, 2 alunos do 11º ano e 1 aluna do 10º ano da Escola Secundária Marquesa de Alorna, 1 aluno do 12º ano da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado e 2 professoras do Agrupamento de Escolas de Almeirim. Aprender uma língua nova, ter familiares na Alemanha, curiosidade, enriquecimento pessoal, viajar e seguir um curso de tradução são algumas das razões apontadas pelos alunos como razão para aprenderem alemão.
Uma turma de alemão que pela sua heterogeneidade, quer em termos etários, quer em níveis de aprendizagem, poderia levar a algum constrangimento em termos de estratégia pedagógica. No entanto, têm-se revelado bastante interessantes e estimulantes as atividades na sala de aula pelo facto de o interesse, a liberdade de escolha e a curiosidade manifestadas pelos alunos se traduzirem num ambiente de interação efetiva, de partilha, de entre ajuda e de alegria por aprender coisas novas sem os constrangimentos curriculares.