Mary Kay abre espaço em Almeirim

Sofia Correia abraçou um projeto aliciante e que a realiza pessoal e profissionalmente: ser diretora de vendas independente da conhecida linha de cosmética Mary Kay. O escritório desta consultora de beleza situa-se na rua Vinha do Santíssimo, perto do Jardim de Infância nº 3.

Há quanto tempo se tornou Diretora de Vendas Independente Mary Kay?
Tornei-me Diretora de Vendas Independente Mary Kay no dia 1 de julho de 2016 e no mês de outubro inaugurei o meu escritório, espaço de formação e workshop em Almeirim, na Rua Vinha do Santíssimo, lote 33. Assim, qualquer pessoa que pretenda começar o seu próprio negócio pode agora receber toda a formação e acompanhamento em Almeirim.

Porquê Mary Kay?
Tornei-me uma Consultora de Beleza Independente Mary Kay, sobretudo porque era uma cliente satisfeita com os excelentes produtos e porque acreditei que outras mulheres poderiam também sentir na sua pele os benefícios que eu tinha conseguido. Mas depressa a minha visão sobre este negócio se ampliou, ao conhecer com mais pormenor a história de uma mulher que, em 1963, decidiu criar uma empresa que proporcionasse a outras mulheres desenvolverem o seu potencial e terem sucesso financeiro. Descobri uma empresa alicerçada em valores e princípios muito sólidos com os quais me identifico, uma empresa de sucesso mundial. Talvez porque a minha formação de base é para o ensino e exerço a profissão de docente há vinte anos, depressa comecei a devorar intensamente toda a literatura de apoio a este projeto e a este negócio. Queria estar bem documentada, de modo a oferecer um serviço profissional e credível a todas as mulheres. Como Consultora de Beleza na Mary Kay, a minha primeira tarefa seria aprender, aprender muito, aprender bem. Comecei as minhas sessões de cuidado da pele com as minhas amigas, mas depressa elas me trouxeram outras amigas. Nas sessões de cuidado da pele promovi reencontros, conheci novas pessoas, ampliei os meus relacionamentos e fiz muitas clientes, mas sobretudo grandes amigas. Descobri que aconselhar e partilhar tratamentos de pele completos é fácil quando falamos daquilo que gostamos porque nós próprios já sentimos os benefícios. Desta forma, trabalhamos com conhecimento, convicção e paixão. Com dezenas de clientes fidelizadas decidi abraçar este projeto numa perspetiva de partilha e liderança, através da oferta de oportunidade de negócio a outras mulheres e homens. Compreendi que um projeto que estava a ser um desafio de grande realização para mim poderia também trazer enriquecimento à vida de outras pessoas. E foi assim que comecei a formar a equipa que hoje é já uma unidade com cerca de 60 Consultores e Consultoras de Beleza, a unidade Beelieve. A maioria eram meus, e a construção deste projeto em equipa tem sido para nós muito aliciante. A unidade tem Consultores e Consultoras de beleza no Algarve, Lisboa, Leiria, Porto, Torres Novas, Ilha da Madeira e, é claro, também na cidade de Almeirim e concelhos limítrofes porque aqui não temos limitação geográfica. Estas mulheres e homens desenvolvem o seu próprio negócio de forma independente, definindo os seus próprios objetivos, de acordo com a sua disponibilidade de tempo e estilo de vida. O negócio Mary Kay é uma excelente escolha de part-time ou uma oportunidade lucrativa a full-time.

De que forma os valores desta empresa a inspiraram?
Há 63 anos, Mary Kay Ash revelou uma determinação incrível quando, apenas com 5000 dólares, criou uma empresa de sonho, mas sobretudo uma empresa com valores. Adotou a Regra de Ouro “Trate os outros como gostaria de ser tratado” como a sua Filosofia de orientação. Acreditou que, também no mundo dos negócios, se deve fazer aos outros aquilo que gostaríamos que nos fizessem. E este é um princípio que adotamos até hoje. Creio, profundamente, que cada um de nós pode revelar um grande potencial quando nos sentimos acolhidos, aceites e, de algum modo, importantes. Reconhecer pessoas em cada pequeno passo, em cada sucesso, revela-se mágico porque potencia valores, modifica atitudes e conduz ao crescimento. Embora, nesta empresa, os prémios sejam absolutamente fantásticos, como é o caso de carros, joias e viagens, ela oferece algo muito mais cobiçado: o respeito e o reconhecimento. Considero que, ao longo da história do mundo dos negócios, existiram muitas mentes brilhantes, mas nenhuma tão única como Mary Kay Ash.

Foi fácil integrar este negócio quando já tinha uma atividade profissional?
Iniciei o meu negócio de forma descontraída, com muita tranquilidade, e acima de tudo com muito prazer naquilo que fazia. Isso não teve, necessariamente, de interferir com os outros aspetos da minha vida. Adaptei o desenvolvimento deste negócio ao meu estilo de vida, sempre com os meus objetivos bem definidos para começar a ganhar desde o primeiro dia. No ensino relaciono-me com pessoas, trabalho com pessoas, invisto na vida e na formação de pessoas, o que foi algo que sempre me apaixonou. Neste negócio não é muito diferente, trabalhamos com alta cosmética, mas acima de tudo trabalhamos e investimos nas pessoas, melhorando a sua autoestima e autoconfiança. Conciliar as duas atividades é fácil com paixão, organização e com uma família que me motiva e apoia incondicionalmente.

Financeiramente é um negócio aliciante?
Henry Ford disse: “Um negócio que não produz nada além de dinheiro é um negócio pobre”, e eu não poderia estar mais de acordo com esta afirmação. Hoje, estou neste negócio sobretudo porque ele me dá a possibilidade de ajudar outras pessoas a desenvolverem as suas capacidades, a desejarem mais e a acreditarem que isso é possível. E isso tem produzido em mim um crescimento incrível enquanto pessoa e enquanto profissional. Acredito que o poder de agir está no hoje, naquilo que fazemos hoje e não no que fizemos ontem ou que poderemos vir a fazer amanhã. Por isso, eu digo sempre que o melhor momento para começar é HOJE!!! Relembrando as próprias palavras de Mary Kay Ash “Aproveite cada dia, cada hora, cada minuto. Aproveite tudo! E não pare até sentir ter colocado em prática todo o seu potencial, em toda a sua plenitude! Não pare até realizar seus sonhos, mesmo aqueles mais impossíveis. Não pare até cumprir seu destino pleno, revelando a pessoa que você – e somente você – é capaz de ser”! Quanto à questão financeira, cada Consultor(a) decide o que quer ganhar e estabelece os seus objetivos em função disso. Na Mary Kay podemos ganhar centenas ou milhares. Mas não tenho por hábito aliciar ninguém a iniciar o seu próprio negócio pelos valores monetários que se podem ganhar na Mary Kay. Neste negócio, ganhar bem é o que acontece quando desenvolvemos o nosso trabalho com profissionalismo, ética, integridade e, é claro, atitude. Aqui, é assim que funciona. A busca do “dinheiro fácil” não é algo que eu deseje como forma de estar na vida e nos negócios. Por isso, gera-me constrangimento quando esse mote é usado para aliciar pessoas. Por outro lado, penso que não nos devemos comparar com os outros, cada um de nós necessita apenas de saber para onde quer ir e como quer ir e ser fiel aos seus princípios e objetivos pessoais. Esta é a forma saudável para o crescimento. Já fiz inúmeras entrevistas de iniciação ao negócio, procuro sempre conduzir cada pessoa de modo que ela possa compreender as suas próprias motivações e refletir se este negócio faz sentido para si mesma. Se isso acontecer, dou todo o apoio e motivação para que inicie. Desejo rodear-me de pessoas positivas e determinadas.

Como é que é possível iniciar o negócio?
Cada pessoa que decide iniciar, terá acesso a todos os produtos, amostras e ferramentas de apoio para desenvolver o seu negócio de uma forma organizada e profissional, num Kit de Iniciação. Por outro lado, receberá gratuitamente a Formação Inicial, a qual hoje já pode fazer em Almeirim, no espaço do meu escritório. Existem mais de 3,5 milhões de Consultores em todo o mundo e a forma de começar é sempre igual: com material, formação e muita motivação. Contará sempre com a ajuda da sua equipa e da sua Diretora de Vendas Independente. Há mais de 50 anos que funciona desta forma, a Mary Kay já apoiou mulheres em mais de 38 mercados, e estas profissionais descobriram uma empresa com coração e um espírito de equipa único. Mary Kay é um negócio de alta cosmética de venda direta que faz parte do Top 5 mundial dos cuidados da pele. A venda direta é a forma de comercialização de produtos pessoa a pessoa, longe de um local de venda fixo, e na Mary Kay não o fazemos por catálogo, privilegiamos a comunicação cara a cara e o aconselhamento personalizado. A base do nosso negócio é a Sessão de Cuidado da Pele e seremos provavelmente a única empresa de alta cosmética que faz seguimento às suas clientes. Não formamos consultores e consultoras de beleza para serem pessoas de vendas insistentes, nós oferecemos um serviço gratuito de aconselhamento e seguimento de pele, respeitando sempre a decisão de qualquer pessoa em relação à compra e procurando colocarmo-nos na posição dessa pessoa, tratando-a como gostaríamos de ser tratados. Quem não trabalha desta forma, não desenvolve o seu negócio ao Puro Estilo Mary Kay. A consultora de beleza é uma personal trainer (PT) da pele, ela aconselha a sua cliente, ensina-a a cuidar da pele e acompanha-a ao longo dos tratamentos e da vida. A todos os nossos clientes oferecemos um serviço de seguimento gratuito, garantindo que os benefícios pretendidos são alcançados, sempre com a Garantia de 100% de satisfação dada pela marca. Vivemos na era da globalização, das redes sociais, da informação rápida, mas nunca fomos tão carenciados da comunicação cara a cara, do estar com o outro. Por isso, é muito importante neste negócio gostar de estar com pessoas. Cada um de nós tem o poder de influenciar através das suas atitudes, das suas palavras e do seu exemplo. Temos excelentes produtos, deveremos ser também pessoas de excelência no respeito pelo outro, pelas suas preferências e decisões. Como disse Mary Kay Ash, “Nós temos uma missão: partilhar o nosso amor, a nossa energia, as nossas esperanças, os nossos sonhos, os nossos excelentes produtos de qualidade e a nossa maneira rica e plena de viver a vida. Se assim o fizer, será abençoada com tudo o que a vida tem de melhor. É assim que se torna realidade o sonho Mary Kay.”