Mesa de Ano Novo à moda de Almeirim

Num concelho onde a oferta gastronómica é muito mais vasta, havia que pugnar pela preservação e mesmo a recuperação dos tradicionais hábitos alimentares locais. Por isso, foi fundada, em maio de 2004, por um grupo de amigos que têm, em comum, o orgulho pela sua terra, a Confraria Gastronómica de Almeirim.

Em 2007, a Confraria publicou/editou um livro “Tradições de Almeirim – A Culinária”, documento único, com o levantamento do receituário local, também da autoria de António Cláudio.
É do referido livro que se extraíram estas ementas que aqui compõem a proposta da Confraria para a Ceia de Ano Novo.

Sopa de Pedra

Ingredientes
Feijão encarnado (feijoca) ……………………….. 500 gr
1 folha de louro
2 dentes de alho, finamente picados
1 cebola picada
1 raminho de coentros
Batata ………………………………………………………600 gr
Chouriça de Almeirim………………………………….60 gr
Morcela de Almeirim ………………………………….60 gr
1 farinheira de Almeirim
Carne de porco (toucinho magro, orelha, pés)..800 gr
Sal, pimenta e calda de tomate q.b.

Confeção
Se o feijão for do ano, lave-o e ponha-o a cozer com a morcela, a chouriça e as carnes de porco. Lave muito bem, raspe as carnes de pelos e lave de novo. Se o feijão não for do ano, demolhe-o atempadamente.
Quando puser o feijão a cozer, junte-lhe o louro, a cebola e os dentes de alho picados. À parte coza as carnes. À medida que vão cozendo, retire e corte as carnes em pedaços pequenos. Quando cozidos, retire também os enchidos.
Entretanto, descasque as batatas, corte-as em cubos pequenos, lave-as e escorra-as bem. Depois de cozido o feijão, separe um terço e ao restante junte as batatas a cozer. Vá retificando o sal.
Com a varinha mágica ou no passe-vite, reduza a puré o feijão que reservou. Quando as batatas estiverem cozidas, junte-lhes então o puré de feijão. Retifique de sal, misture os coentros previamente picados e tempere com pimenta.
Leve a cozer a farinheira em separado. Depois de frias, corte a morcela, a chouriça e a farinheira em rodelas finas e acrescente à sopa. Sirva quente.

Nota: Se durante a cozedura do feijão a água reduzir muito, acrescente-lhe mais água a ferver.

Lebre com Feijão Branco

Ingredientes
Lebre………………………………………1 kg
Feijão branco……………………………250 gr
Margarina ……………………………….100 gr
Vinho tinto ………………………………4 dl
Azeite………………………………………1 dl
1 repolho, 1 tomate, 1 pimento, 3 dentes de alho e 1 folha de louro
Sal, pimenta e colorau q.b.

Confeção
Amanhar a lebre e cortá-la em pedaços regulares e, de véspera, temperá-la com sal, pimenta, louro, vinho tinto e colorau.
Demolhar o feijão branco durante 4 horas. Cozer o feijão com a cebola, louro e um fio de azeite.
Cinco minutos antes de terminar a cozedura do feijão, temperar com sal grosso. Refogar na margarina alho esmagado, cebola picada, pimento em tiras e tomate em cubos.
Adicionar a lebre e a sua marinada. Deixar estufar a lebre em lume brando e retificar o tempero.
Cortar o repolho aos quartos e lavar bem. Colocar uma panela com água ao lume e quando esta começar a ferver tempera-se com sal e verte-se umas gotas de azeite. Adicionar o repolho e deixar cozer sem tampa, (para que não fique com uma cor feia).
Colocar a lebre com um pouco do estufado num recipiente de barro e acompanhar com o feijão e o repolho.

Bolo Finto de Almeirim

Ingredientes
Massa de pão……………………….500 gr
Manteiga……………………………..150 gr
Leite ……………………………………1 dl
Açúcar………………………………….90 gr
Sal e farinha q.b.

Confeção
Manteiga para untar a forma. Açúcar e farinha para polvilhar.
Num alguidar, deita-se a massa de pão, e vai-se amassando com o leite morno a manteiga derretida, o açúcar e umas pedras de sal. Mistura-se a farinha necessária para obter uma massa macia, sem ficar dura. Cobre-se com um pano e embrulha-se num cobertor e deixa-se a levedar.
Depois, divide-se a massa em duas partes, que se estendem a formar um quadrado. Untam-se com manteiga, polvilham-se com açúcar e dobram-se ao meio. Por cima, cobrem-se também com manteiga e polvilham-se abundantemente com açúcar e canela. Leva-se a cozer em forno forte.