Dia Mundial da Poupança

No decorrer desta semana comemoramos o Dia Mundial da Poupança, 31 de outubro, e nesse sentido a Deco pretende alertar uma vez mais que é essencial alterar comportamentos para que o ato de poupar se torne uma rotina diária.

É cada vez mais difícil cortar no orçamento familiar, mas não é de todo impossível. Uma boa gestão das finanças pessoais é fundamental para melhor controlar as despesas e administrar os rendimentos.

Por conseguinte,  Gerir e Poupar são as palavras de ordem.

Este ano já foram mais de 26 mil famílias que pediram ajuda à Deco e desde o início deste ano que já acompanhamos 2.017  famílias em processos de ajuda.

Apesar de estarem a trabalhar a maioria das famílias apresenta uma situação financeira cada vez mais frágil, uma vez que os rendimentos são insuficientes para fazer face às despesas.

Da análise aos processos e pedidos de ajuda verificamos que o desemprego e as alterações das condições laborais continuam a ser as principais causas de sobre-endividamento, contudo, as penhoras de rendimentos e bens na sequência de dívidas próprias ou de terceiros tem vindo a aumentar substancialmente e estão também entre as principais causas que levam à rutura dos orçamentos familiares.

Caso se encontre com dificuldades financeiras, a Deco encontra-se disponível para o ajudar e esclarecer caso tenha alguma dúvida.

Poderá contactar-nos por escrito, através do e-mail gas@deco.pt ou do nosso portal www.gasdeco.net ou presencialmente deslocando-se à nossa Delegação Regional de Santarém, sita na Rua Pedro de Santarém, nº 59 – 1º Dto., ou através do telefone 243 329 950 .

.