Rotary Club de Almeirim organiza concerto solidário

Procurando repetir o êxito alcançado em Almeirim com o concerto realizado em fevereiro último, vai o Rotary Club de Almeirim promover, no dia 8 de outubro, em Fazendas de Almeirim, um espetáculo musical com a participação do grupo Três Bairros.

São jovens músicos que combinam vários géneros e formas de abordar a música e misturam o fado e as guitarradas, unindo o calor das searas, desde a lezíria à frescura da serra. Tal como o primeiro espetáculo, também este se destina à angariação de fundos necessários à conclusão dum projeto do CRIAL: a instalação duma Sala de Snoezelen. Este conceito, inicialmente desenvolvido na Holanda na década de 1970, tem como objetivo a estimulação sensorial e/ou a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão, mediante o recurso a efeitos luminosos, cores e sons. Tratando-se de uma terapia desenvolvida num ambiente seguro e acolhedor, possibilita que crianças e adultos com dificuldades, deficiências ou outras limitações, possam usufruir de estimulação sensorial.
O ambiente multisensorial permite estimular os sentidos primários (toque, paladar, visão, som e cheiro), recorrendo às capacidades sensoriais de cada participante e contribui para melhorar o auto-controle, a autonomia e a auto-estima, reduzir a tensão e a inibição, permitindo ainda o relaxamento. O equipamento que constitui a sala estimula a interação do indivíduo com o que o rodeia, bem como a construção e estruturação de imagens do seu mundo e estará brevemente à disposição dos utentes do CRIAL e de quem dele necessite, uma vez que tem sido reconhecida a sua validade noutras áreas de intervenção e de trabalho social, a nível de dificuldades de aprendizagem ou com idosos.
Ainda em setembro, o Rotary Club de Almeirim vai organizar uma palestra sobre os direitos dos consumidores; em outubro a atribuição do prémio de aluno melhor companheiro e, em princípio, em novembro, deve haver uma exposição e uma visita do Governador.

.