RUTIS elogiada por embaixador na Croácia

O embaixador de Portugal na Croácia, Júlio Vilela, assistiu à conferência final do Projeto da RUTIS/Socialgest, no passado dia 3 de junho, em Zagreb.

A RUTIS, Associação das Universidades Seniores, com sede em Almeirim, tem já um longo historial de participação em projetos europeus, alguns com obtenção de prémios da Comissão Europeia.

Neste caso, o projeto em causa, denominado Lighthouses and Stations-Trip to Ithaca juntou emigrantes de cinco países, Portugal, Espanha, Grécia, Eslovénia e Croácia, sendo que os representantes de Portugal foram cidadãos de Almeirim e Santarém, que durante alguns meses tiveram que trabalhar as suas histórias de vida na sede da RUTIS.

Tiveram a oportunidade também de, em conjunto com a coordenadora do Projeto, Dulce Mota, viajarem até à Galiza, onde filmaram parte de um documentário que foi agora exibido na Croácia. No documentário, os cidadãos e cidadãs de Almeirim explicaram os motivos de terem emigrado nas décadas de 60 e 70 assim como as principais razões do seu regresso a Portugal. Para além dos documentários sobre a emigração nos cinco países parceiros, na Conferência final em Zagreb, foram ainda apresentados outros produtos finais, como um Guia Cultural e Didático, um dicionário de sobrevivência (nas cinco línguas) e um guia pedagógico sobre cinema e emigração. A convite da RUTIS, o embaixador de Portugal com funções naquela capital europeia, aceitou de imediato o convite e marcou a sua presença na conferência, elogiando o trabalho da RUTIS no âmbito do projeto.

.