Centro de Enfermagem e Reabilitação em Fazendas de Almeirim

O Centro de Enfermagem Reabilita Melhor, abriu no dia 11 de abril, em Fazendas de Almeirim. Susana Roque,  enfermeira especialista em reabilitação e Rui de Brito, são mentores do projeto e assumem que pretendem suprir as necessidades destes serviços que verificaram no concelho de Almeirim.

Porquê a abertura deste centro de enfermagem?
A abertura deste centro de enfermagem acontece porque fizemos um estudo de mercado e achámos que fazia todo o sentido. Enquanto enfermeira, ouvi diretamente da população alguns desabafos sobre a falta de meios, tanto humanos como técnicos que respondam de uma forma célebre e eficaz às reais necessidades, de apoio na saúde existentes no concelho. Foi-nos dito que fazia muita falta e seria uma mais valia para a região um centro como este.

Que serviços é que podemos encontrar aqui no centro?
Tal como o nome indica, este é um centro de enfermagem e a nossa principal atividade é prestar todo e qualquer cuidado a este nível. Normalmente as pessoas associam a enfermagem só a injeções e pensos, mas não. Vamos muito para além desses serviços que são básicos. O cuidar da pessoa como um todo está presente na nossa visão. Aqui no centro fazemos esses serviços mas também temos as consultas de enfermagem que têm como principal objetivo a identificação de problemas, o estabelecimento de planos terapêuticos e a avaliação dos mesmos.
Temos outros serviços como análises clínicas, temos consultas de psicologia, de nutrição, terapia da fala, tanto para adultos como para crianças. Temos também a valência da fisioterapia (adultos e crianças, mesmo com alguma especificidade), que inicialmente terá sempre de passar por uma avaliação de um técnico para depois se estabelecer todo um plano de ação. Para alem destes serviços temos também o apoio domiciliário que foi uma lacuna que constatámos aqui na zona, e que nos foi muito pedido.
Faz todo sentido o apoio domiciliário a nível das atividades básicas de vida, tal como a alimentação, a higiene, a própria deambulação. Para além disso, eu sou enfermeira de reabilitação, de maneira que estou disponível para prestar assistência nesse tipo de atividade, no domicílio: reabilitação após uma perda, um potencial que se perdeu mediante alguma situação de doença, por exemplo, um AVC.
Temos também a reabilitação respiratória, administração terapêutica, vigilância de TA, glicémia, consulta de clínica geral, preparação para o parto, ensino dos cuidados do recém-nascido, apoio na amamentação, massagista e queríamos avançar também, desde que se justifique, com uma unidade de cuidados paliativos e continuados ao domicílio, porque aqui não existe. Aguardamos que nos seja requerido para formalizar num futuro próximo a equipa.

Porquê as Fazendas de Almeirim?
Não há um motivo especial, apenas não sentimos muita recetividade à nossa ideia noutros sítios do concelho por parte dos proprietários dos estabelecimentos e aqui fomos muito bem acolhidos e sentimos, ao falar, com as pessoas que seria um serviço requisitado. Procuramos em vários sítios… Benfica, Almeirim, mas os sítios onde podíamos e queríamos estabelecer-nos, as pessoas não facilitaram. Aqui, após termos feito um pequeno estudo, foram todos impecáveis. Esperamos agora a adjudicação ao licenciamento de estacionamento, para quando houver doentes transportados em ambulância, que não façam transtorno na estrada principal.

Há algo a acrescentar?
Sim, relativamente a acordos nas análises clínicas, já temos com algumas entidades: como o SNS, ADSE e com algumas seguradoras.
Os nossos horários são: segunda a sexta das 8h às 13h e das 14h às 21h.
Aos sábados das 8h ás 13h.

Contactos:
Rua Dr. Guilherme Nunes Godinho, 99 Fazendas de Almeirim
Tel: Rui de Brito: 917 133 510 | Susana Roque 914 728 854
susanarui.cer@gmail.com

.