A cultura do nosso Concelho

A cultura do nosso concelho, corre o sério risco de desaparecer durante a próxima geração…
Os atuais agentes culturais do concelho, que com o seu querer e carolice, tentam preservar com grandes dificuldades, o que entendem como a sua cultura, necessitam de novas ideias e novas formas de integração perante a atual sociedade e a globalização presente no nosso quotidiano.
O modelo estereotipado que herdamos desde a sua implementação pelo estado novo em 1935, está estagnado no tempo, tornou-se obsoleto para a preservação da nossa raiz cultural, colocando em risco a própria sobrevivência da nossa identidade sócio cultural para memória futura e das gerações vindouras.
Saber usar as sinergias de cada um em prol da comunidade, despindo-nos de preconceitos, elevando o espirito para algo superior a todos nós (o tempo), porque nós passamos e, apenas a história restará para julgar, recordar uma existência, mas para que ela perdure no tempo, tem que existir quem assuma a intransigente defesa dos valores culturais de um local e de uma comunidade. Eliminar os mal entendidos e rivalidades de conveniência, que alimentam e servem apenas para desvirtuar a raiz cultural, para a sobrevivência temporária dos seus intérpretes, sendo um primeiro passo, a tentativa de juntar todos os intervenientes para um plano concertado. Criar novas formas de trazer a nossa história, ao público em geral, com outras formas de apresentação, mais próximas da realidade de outros tempos, através da integração em programas multiculturais, fazendo despertar o interesse no público, que sem ver ou sentir, não pode gostar nem apreciar algo que os seus antepassados faziam no seu quotidiano. Deveríamos em especial, educar as crianças, começando por implementar no sistema de ensino local, nas atividades extra curriculares os saberes culturais, as memórias orais, a gastronomia, artesanato, o trajar e tantas outras coisas mais. Está nas nossas mãos, salvar da extinção, as nossas raízes culturais.

Ricardo Manuel da Fonseca Casebre
Presidente do FIFCA

.