Maria João Alves há 8 anos a cuidar da sua saúde oral

A Clínica Dentária de Maria João Alves está instalada em Almeirim há 8 anos. Em entrevista a médica fala da sua relação com Almeirim e os motivos para abrir um consultório na cidade, que atualmente, é um sucesso.

Porquê a escolha desta profissão?
A escolha desta profissão tem sido uma paixão crescente ao longo destes anos. Não vem de família, pois os meus pais não são médicos, mas sim pela paixão de contribuir para um sorriso harmonioso numa face esteticamente equilibrada. Como isso frequentemente não existe, estimulou-me para enveredar por esta profissão, pois senti que poderia contribuir para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, ou até a promover sorrisos nunca exprimidos pela vergonha de certos dentes. É aqui que a magia acontece, não é só criar sorrisos, mas mexer nos corações das pessoas, fazer as pessoas felizes.

Há quantos anos tem o espaço de Almeirim/Benavente?
Acabei a minha formação em 2001 e fui substituir uma colega numa clínica no Algarve, onde iniciei a minha profissão a tempo inteiro, e agradeço desde já esta oportunidade, pois consegui bastante prática e decisão clínica muito importante nesta área da medicina quando se trabalha muitas vezes sozinho. E trabalhar perto da praia é maravilhoso. Mas por motivos do coração regressei à minha terra e abri o meu próprio consultório em 2002, dividi-me pelo Algarve e por Benavente. Em 2008 abri o consultório em Almeirim, que é uma terra que me viu crescer.

Há pessoas que têm medo do dentista. Porquê e como contorna a situação?
A medicina dentária teve uma evolução gigantesca nos últimos anos, as técnicas estão tão avançadas que já permitem aos pacientes dormirem na cadeira, ou então é a confiança que se tem no seu médico dentista .E acho ser essa a chave para o sucesso.
Mas existem pessoas que ainda têm pavor da cadeira do dentista, especialmente se tiveram uma má experiência , então o nosso cérebro guarda toda essa informação e sempre que volta a entrar no consultório o corpo reage como se a má experiencia estivesse de volta.
Na nossa clínica existe um método de sedação consciente em que o paciente está acordado, mas sob o efeito de Protóxido de azoto que é um gás que permite ao paciente estar bastante mais relaxado e o cérebro não regista o momento da consulta sendo um método, bastante seguro e eficaz.
O paciente, após retirada a máscara de inalação, volta ao seu consciente passado 3 minutos, pronto para voltar à sua vida normal.
Mas felizmente esses casos extremos de medo têm vindo a diminuir.

As crianças são mais difíceis?
Penso que esta geração já vai ao dentista sem medo, pois é cada vez mais cedo a primeira visita ao dentista, detetando se assim cáries no início da sua formação. Sou da opinião que os 3 anos de idade seja a altura ideal para visitar a nossa especialidade. O consumo de açúcar deve ser realmente controlado em crianças, e ainda não existe essa sensibilização na nossa sociedade. Os açúcares são cada vez mais refinados e infiltram se nas fissuras dos dentes; como as crianças têm dificuldade em higienizar bem os molares é sempre aconselhável os pais ajudarem nessa tarefa. Há quem defenda que os pais deveriam escovar os dentes dos seus filhos até aos 10 anos de idade.
As crianças são muito sensíveis e temos que ter toda a atenção e carinho a tratá-las. Se sentirem dor uma vez, na próxima consulta vai ser muito difícil voltar a conquistá-las. É um árduo trabalho mas muito recompensador.

Qual pensa ser a chave para a fidelização de um cliente?
O paciente gosta de se sentir confortável na clínica e confiante no profissional que o acompanha. É tudo um trabalho de equipa e na nossa clínica todas as pessoas são importantes, desde a rececionista à assistente, toda a minha equipa é altamente instruída nesta área e todas juntas conseguimos fazer com que funcione bem uma empresa dedicada à saúde oral.
É imprescindível que o paciente saiba que estamos sempre ao seu lado e que acima de tudo damos sempre o nosso melhor.

Que serviços disponibiliza?
Na nossa clínica existem os cuidados de Medicina Dentária Geral, com as especialidades de Ortodoncia e implantologia e trabalhamos com colegas especialistas noutras áreas com clínicas em Santarém , Lisboa e Coimbra.

Que acordos têm?
Temos parceria com quase todas as seguradoras. Aproveito para convidar os leitores a passarem pela nossa clínica e informarem- -se sobre os nossos acordos.
Estamos em constante crescimento e com novos projetos que ainda são embriões, mas que prometem novos desafios e sempre melhores serviços para os nossos pacientes.

Horários e contactos
Estamos abertos todos os dias da semana e ao sábado de manhã, das 9.30 às 13 e das 14.00 às 19.30, para o contacto 243 591096 ou 915358068

.