Designers de Almeirim (1): Fernando Veríssimo

Em Almeirim não é muito comum falar de design e de designers. Não é uma palavra tão antiga como ‘fotógrafo’ ou ‘arquitecto’ e não tem muita expressão (aparentemente) no contexto da sociedade civil. No entanto, o designer é há já muitos anos um interveniente decisivo em tudo o que resulta em materiais impressos (folhetos e cartazes, entre outros) e em materiais publicitários (reclamos luminosos, decoração de montras e viaturas, entre outros). Claro que também temos hoje a comunicação digital, mas essa é uma conversa que terá de ficar para depois.
Quero falar-vos de um designer almeirinense que foi um dos pioneiros desta disciplina na nossa cidade e no nosso concelho — o Fernando Veríssimo. Quando eu era miúdo lembro-me de ficar muito orgulhoso (e ainda fico) por partilhar as minhas origens com três artistas que considero absolutamente notáveis — João Vítor Costa, José Catrola e Fernando Veríssimo. Com o passar do tempo, e à medida que me apercebi da existência e amplitude do design, percebi também que o Fernando era, para além de designer, pintor, escultor, ilustrador e, em tudo isto, um comunicador.
A sua forma de viver o seu talento artístico passa uma curiosidade transversal a muitas áreas, pela experimentação de várias formas de expressão e pelo envolvimento ativo em muitos projetos, de natureza diversa. O seu trabalho está presente em todos os materiais que conhecemos da Câmara Municipal, dado ser a sua ocupação profissional há muitos anos. Para além disso, já colaborou, como ilustrador, em diversas publicações, muitas delas sobre outros tempos de Almeirim, fruto do seu interesse genuíno pelas nossas origens. Já colaborou com diversas entidades e associações de Almeirim, contribuindo sempre para a nossa paisagem visual coletiva.
Dois projetos que me marcaram particularmente: a escultura “Diálogo” patente nos jardins da biblioteca, e as ilustrações do livro “Almeirim na tradição”, do Dr. António Cláudio.
Muito mais haveria a dizer mas infelizmente este texto tem de terminar aqui. Obrigado Fernando!

 

Tiago Marques
Empresário e Designer

.