HAK Engenharia desde 2005 em Almeirim

Ana Lúcia Cláudio e Hélio da Graça Simões, ambos engenheiros, decidiram criar uma empresa da área, que já conta com 10 anos, em Almeirim. Receberam o nosso jornal e contaram-nos um pouco de como tudo começou.

Fale-nos do seu percurso académico e porquê engenharia?
Concluí o secundário em Almeirim no agrupamento de Artes. Como me interessava muito por artes estava inclinada para me candidatar como professora de EVT. Como sempre fui boa aluna a matemática, e influenciada pelo meu pai que é da área, este incentivou-me a concorrer para as engenharias. O meu primeiro curso foi engenharia civil, ramo topografia, ou seja, engenharia geográfica em Beja que concluí. Estagiei a seguir na C.M. Alpiarça no departamento de obras, mas como a topografia não era bem o que me realizava profissionalmente decidi voltar a estudar ingressei em engenharia civil na Escola superior de tecnologia e gestão de Leiria. Como já tinha outro curso de engenharia tive muitas equivalências, assim sendo consegui no primeiro ano fazer 16 cadeiras de dois anos distintos. Nesse mesmo ano tirei várias formações à noite, tais como, o curso de projetista de gás na universidade de Coimbra, no IPFEL tirei Autocad, Especialização em sistemas de certificação em empresas industriais, Project e formação de formadores. Concluí a licenciatura em engenharia civil e voltei a estagiar, agora como engenheira civil na C.M. Alpiarça, onde tenho ainda hoje muitos amigos. Ainda durante o estágio tive uma proposta para dar aulas de construção civil, e não hesitei. Dei aulas de construção em três escolas profissionais (Salvaterra, Coruche e Santarém), onde consegui incutir a importância da engenharia e deixar o “bichinho” de tal forma que tenho vários alunos meus que foram para engenharia civil e que ainda hoje mantemos o contacto.
No ano de 2006 iria sair uma nova legislação de eficiência energética de edifícios e lá fui novamente para a universidade de Coimbra para uma formação para o conhecimento da nova legislação. Dessa formação surgiu o meu interesse pela parte sustentável da construção e pelo curso de Perita Qualificada (PQ) da Adene – Agência para a energia. Amo a minha profissão!

Há quanto tempo abriu a HAK e porquê Almeirim?
A HAK engenharia existe desde 2005 devido à procura de serviços em engenharia. Na altura em que dava aulas, tinha colegas de trabalho arquitetos que necessitavam de projetos de especialidades e de técnicos que fossem responsáveis por essas mesmas obras. Foi aí que, juntamente com o meu marido, colega de curso e atual engenheiro na empresa infra-estruturas de Portugal, iniciámos a HAK engenharia. Almeirim, porque nasci e cresci em Almeirim e gosto muito da minha terra. Gostaria que a economia local evoluísse. Quando podemos entregar um trabalho a uma empresa do concelho, não entregamos a outras empresas de fora. Fico triste quando tenho muito trabalho e reconhecimento fora de Almeirim, trabalhando com grandes empresas como a EDP e gabinetes em Lisboa, e aqui a questão principal é orçamento final e não o valor do trabalho em si. Um projeto, bem idealizado e bem dimensionado pode reduzir substancialmente os custos em obra e um engenheiro tem de ser um aliado em obra.

Quais os serviços que disponibiliza?
A HAKengenharia presta serviços de acompanhamento e fiscalização de obra, elaboração de projetos de especialidades de engenharia, levantamentos topográficos, segurança contra incêndios em edifícios 2ª e 3ª categoria de risco, certificações energéticas de edifícios e arquitetura em parceria com empresas locais.

Algum novo projeto em mente?
A curto prazo não, mas gostaríamos de apostar na engenharia em termos de construção sustentável. Existe uma panóplia de aplicações no que respeita à construção e hoje temos clientes muito mais sensibilizados para questões ambientais e muito mais informados e exigentes. É aliciante projetar e ir ao encontro daquilo que é mais económico e exequível e ao mesmo tempo amigo do ambiente.
Atualmente estamos envolvidos num projeto de um grande restauro de um prédio na zona histórica de Lisboa, acompanhamentos de obra na Quinta de Beloura e Birre e alguns projetos em Almeirim. Em termos de certificações energéticas mais no nosso conselho, mas também um pouco por todo país.
Contactos:

Rua Garcia de Resende n.º 3 em Almeirim.

www.hakengenharia.pt

913674100 ou 912092302.

.