“Farei tudo para que o IVA seja reduzido”

Armando Rebelo é o cabeça de lista do “Nós Cidadãos”. “No Ribatejo amamos a liberdade e a cidadania” é o slogan da campanha que no caso particular de Almeirim se centra nas questões da gastronomia e IVA da restauração. Mais medidas concretas só depois de estudar o concelho.

O que o levou a aceitar um lugar como cabeça de lista por Santarém?
Como Ribatejano, e tendo um genético amor a este distrito, dado que sou de Tomar, decidi com muita humildade aceitar o lugar de cabeça de lista por Santarém às próximas eleições legislativas, muito embora esteja ciente da grande responsabilidade que é para mim esta aceitação. Sem nunca ter estado na política, tenho como princípios defender a cidadania bem como a história e a cultura desta terra e deste povo que se perdem na memória dos tempos. Apenas o dever de me candidatar me obrigou a tomar a decisão que tomei. Uma coisa é certa entro na campanha de cabeça erguida e dela sairei da mesma forma. Naturalmente a minha prioridade é defender os mais elementares princípios da dignidade, do respeito e da honra deste distrito, que não tem até agora sido tratado da forma mais digna.

Que ideias tem como necessidades para o Distrito?
Penso que o Distrito de Santarém tem problemas muito diversos, que dia após dia se têm vindo a degradar ao longo dos últimos anos. É um Distrito de grandes assimetrias,  onde os problemas de desemprego, dos cuidados de saúde, este gravíssimo, da educação e naturalmente dum limiar de pobreza indesmentível. Lisboa tem-se esquecido muito deste distrito, e os políticos continuam a pautar-se por interesses, que na maioria dos casos, que nada têm a ver com as regiões e com a qualidade de vida dos seus pobres cidadãos. Além da questão dos direitos de cidadania muito mais há que fazer. Se for eleito todos independentemente dos seus credos ou ideias podem contar comigo.

E no caso particular do Conselho de Almeirim?
Antes de mais, há que estudar particularmente cada situação, o que estou a fazer. Após este estudo tentarei propor medidas adequadas sempre dirigidas para uma melhoria de qualidade de vida dos seus cidadãos e das suas instituições, inseridas no contexto do presente.

Sendo este um Conselho Agrícola e com muita Restauração, há propostas concretas nestas áreas?
Almeirim é um Concelho com agricultura vastíssima bem como uma restauração de renome internacional. Quem não conhece a Sopa da Pedra? Sei que estão a ser feitos esforços no sentido da certificação deste prato regional, bem como do próprio melão célebre em todo país, e não só, o que penso serem medidas muito positivas. Mas há sempre mais a fazer….. e podem contar comigo. Além deste aspeto sou um Ribatejano que ama festa brava e os cavalos. Os touros fazem parte do nosso património cultural e respeitando todas as ideias, para mim a festa brava faz parte duma cultura histórica que não se pode perder, bem como os nossos Forcados.

A descida do IVA na restauração é urgente?
Obviamente que sim. É uma grande injustiça o que foi feito à restauração e aos empresários deste setor. É uma medida que não tem qualquer justificação. Em termos económicos há várias outras maneiras de poupar e de taxar outras empresas muito mais ricas.

Vai lutar por isso?
Sem qualquer dúvida que sim, farei tudo para que o IVA seja reduzido, se em mim acreditarem como futuro deputado.

O que será um bom resultado?
O bom resultado será termos no novo Parlamento o maior número de deputados por Santarém do nosso partido.

 

 

João-Campos

 

João Campos é candidato por Almeirim

.