Formação financiada para desempregados

No âmbito do aditamento do protocolo entre a NERSANT e o IEFP relativamente à Medida Vida Ativa, a NERSANT vai abrir em setembro, mas seis ações de formação no distrito de Santarém, direccionadas exclusivamente para desempregados.

“Técnico/a Auxiliar de Saúde” e “Técnico/a de Comércio Internacional”, em Santarém, “Técnico/a Comercial”, em Torres Novas, “Técnico/a Auxiliar de Saúde”, em Tomar, “Técnico/a de Comércio Internacional”, em Alferrarede e “Agente em Geriatria”, em Ourém, são as formações que vão arrancar já no próximo mês de setembro.

Estas ações de formação, dinamizadas no âmbito da Medida Vida Ativa do IEFP, têm como público-alvo desempregados inscritos nos serviços de emprego (subsidiados ou não subsidiados), que poderão, caso sejam admitidos aos cursos de formação, ter direito a uma bolsa de formação (apoio não atribuído a desempregados beneficiários de subsídio de desemprego, subsídio social de desemprego e rendimento social de inserção), e encargos com alimentação e com transportes. No final da formação, existem algumas vagas para a dinamização de estágios.

Estes seis cursos vêm juntar-se aos 11 que a NERSANT já dinamizou na região do Ribatejo no âmbito do último protocolo assinado referente ao Vida Ativa, num total de cerca de 425 formandos / desempregados envolvidos e 5100 horas de formação realizadas. O protocolo em vigor com o IEFP é o segundo assinado pela NERSANT para a dinamização da Medida Vida Ativa. Em números totais, e tendo em conta o primeiro protocolo assinado com o IEFP no âmbito desta medida, a associação já dinamizou 35 ações de formação e envolveu cerca de 800 formandos / desempregados. Muitos dos formandos participantes nas ações do Vida Ativa tiveram oportunidade de realizar formação em contexto de trabalho, tendo muitos já realizado contratos de trabalho com as empresas que os acolheram.

Com a dinamização desta medida, a NERSANT pretende proporcionar, para além das situações simuláveis em sala de aula, formação prática em contexto de trabalho com o objetivo de permitir a consolidação das competências adquiridas e o fomento do networking, promovendo as condições de empregabilidade e a inserção de desempregados na vida ativa.

As inscrições podem ser feitas junto do Departamento de Formação e Qualificação da NERSANT, através dos contactosdfq@nersant.pt ou 249 839 500.

.