Uma das maiores empresas do mundo tira fotografias em Almeirim

A Google esteve em Almeirim para atualizar o Street View. Quando a Google iniciou Street View como projecto experimental, foram colocados vários computadores na traseira de um carro, câmaras, lasers e um aparelho GPS no tejadilho e deram umas voltas para recolher as primeiras imagens. Desde o lançamento do Street View em cinco cidades dos EUA, em 2007, aumentaram as vistas panorâmicas de 360 graus e passaram a incluir locais de todo o mundo.

Depois, usaram uma carrinha, durante algum tempo, até mudarem para uma frota de carros que lhes permitiu expandir o projecto pelos EUA e pelo resto do mundo. Passaram de um porta-bagagens cheio de computadores para um computador por carro e aperfeiçoaram o sistema de câmaras, para que conseguisse recolher vistas panorâmicas com maior resolução.

Depois de várias alterações ao carro e à tecnologia da câmara, o último carro conta com 15 lentes que tiram fotografias de 360 graus. Também inclui sensores de movimento, para monitorizar a sua posição, um disco rígido para armazenar dados, um pequeno computador que corre o sistema e lasers para capturar dados em 3D e determinar distâncias nas imagens do Street View. Foi com equipamentos deste que a Google esteve em Almeirim para registar

.