José Saldanha aposta na qualidade da Adega de Benfica

A Adega Cooperativa de Benfica do Ribatejo foi constituída em 1957, inserindo-se no concelho de Almeirim. A partir de 2004 apostam mais na venda de engarrafados, mantendo sempre a boa qualidade dos vinhos. Apostam na modernização de maneira a ter vinho com a melhor relação qualidade/preço.

Primeiro que tudo como correu a produçãode 2013? Quer em quantidade e qualidade?

A campanha de 2013 em termos de qualidade foi ímpar, uvas com elevado teor alcoólico, completamente sãs e bem maduras. No que respeita á quantidade, houve uma ligeira quebra mas sem expressão.

Na opinião pública, está enraizada a ideia que as adegas pagam mal e tarde. Isso é verdade em Benfica do Ribatejo?

As Adegas pagam, só por isso já merecem toda a consideração. Diria que as Adegas, falo da minha, paga quando pode e quanto pode. Nenhuma Direção deseja fazer baixas liquidações, pelo contrário, o esforço feito no dia-a-dia, tem como objetivo realizar os melhores negócios exatamente para melhorar as liquidações.

Que ainda se propõe fazer neste mandato?

Angariar mais sócios, aproximá-los da vida da Adega, liquidar as campanhas em sustentabilidade e o mais cedo possível.

Quando termina?

Em 31 de dezembro de 2015.

Tem-se falado na possibilidade de existir uma aproximação das adegas do concelho. Defende essa ideia?

Nunca me foi colocada essa possibilidade, no entanto nunca descarto uma ideia. Para concretizar esse projeto teria que haver uma mediação da Câmara Municipal, Comissão Vitivinícola Regional, Direção Regional de Agricultura e claro a concordância dos sócios das várias adegas.

O concelho perde ou ganha com várias adegas de média dimensão? Seria melhor uma grande adega fundindo todas?

As Adegas Cooperativas existentes no concelho serão as suficientes para a área de vinha existente. Aliás quando foramn projetadas, foi com base nos valores pronunciados pelos viticultores. Respondendo diretamente á sua pergunta o Concelho ganha com as várias adegas de média dimensão que tem. Em relação à segunda questão, numa análise imediata penso que não. Fatores como a proximidade e confiança são muito importantes.

Há boas prespectivas para este ano de 2014?

Muito boas. Nasceu muita uva e o tempo tem corrido de feição, principalmente nesta fase da floração. No entanto até ao lavar dos cestos é vindima.

Qual o melhor vinho da Adega de Benfica do Ribatejo?

Na relação preço/qualidade são todos excelentes vinhos. Os nossos brancos de mesa, regionais, DOC e gaseificados, bem como os tintos de mesa, regionais e DOC, estão num patamar de excelência e a prova disso está no aumento das vendas.

 

.